terça-feira, 4 de outubro de 2011

Produção industrial cai 0,2% em agosto, aponta IBGE

Por Diogo Martins | Valor
RIO – A produção industrial caiu 0,2% em agosto, na comparação com o mês anterior, na série livre de influências sazonais. Em julho, a produção havia crescido 0,5% na mesma comparação. Os dados constam da pesquisa Produção Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com agosto do ano passado, a produção nas 14 regiões analisadas pelo IBGE subiu 1,8%, depois de uma queda de 0,3% em julho e de uma alta de 8,6% em agosto do ano passado. No acumulado do ano, a produção industrial registra alta de 1,4% frente ao intervalo entre janeiro e agosto do ano passado, enquanto nos últimos 12 meses encerrados em agosto o crescimento é de 2,3% em relação a igual período do ano passado.
A comparação entre julho e agosto mostrou uma alta 0,9% na produção de bens de capital, já descontados os ajustes sazonais. Os bens intermediários caíram 0,2%, enquanto os bens de consumo duráveis recuaram 2,9% e os bens de consumo semi e não duráveis caíram 0,9%.
Já na relação com agosto do ano passado, os bens de capital subiram 8,6%, os bens intermediários avançaram 0,6%, o bens de consumo duráveis tiveram alta de1,5% e os bens de consumo semi e não duráveis subiram 2,1%.
No acumulado entre janeiro e agosto, a produção de bens de capital subiu 5,6% em relação aos oito primeiros meses do ano passado, enquanto a fabricação de bens intermediários avançou 0,6%, a produção de bens de consumo duráveis cresceu 1,8% e a fabricação de bens de consumo semi e não duráveis cresceu 0,6%.
Nos últimos 12 meses, os bens de capital avançaram 6,8%, os bens intermediários subiram 1,9%, os bens de consumo duráveis tiveram alta 1,5% e os bens de consumo semi e não duráveis avançaram 1,3%.
(Diogo Martins | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário