quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cultura aprova benefícios da Lei Rouanet para artes e atividades circenses

A Comissão de Cultura aprovou, na última quarta (3), proposta que inclui as artes e atividades circenses como modalidade artística que pode ser beneficiada pelos mecanismos de incentivo cultural da Lei Rouanet (8.313/91). A medida está prevista no Projeto de Lei 5095/13, do deputado Tiririca (PR-SP).
A Lei Rouanet estabelece três mecanismos para a captação de recursos voltados ao setor cultural – o Fundo Nacional da Cultura (FNC), os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficart) e o desconto no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas com o objetivo de financiar projetos culturais.
O circo já é uma modalidade de arte prevista na Lei Rouanet e pode receber recursos dessas três fontes. Mas, segundo o relator, deputado Antônio Roberto (PV-MG), a especificação das “artes e atividades circenses” na lei é necessária. Para justificar, ele lembrou que uma lei de 2011 reconheceu a música gospel como manifestação cultural para os efeitos da Lei Rouanet. ”Ora, a música, seja clássica, popular, sertaneja ou qualquer outra, já é reconhecida como manifestação cultural pela Lei Rouanet”, argumentou.
Emenda
A proposta inicial tratava apenas de atividades circenses. A Comissão de Cultura incluiu o termo “artes” no projeto de lei. “A expressão ‘atividade circense’ aparece associada à educação física nas escolas, segmento que a considera parte importante da cultura corporal. Entretanto, o circo é uma manifestação cultural no sentido mais amplo: abrigou, por exemplo, as artes cênicas e a música”, afirmou o relator, Antônio Roberto.
Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Patricia Roedel
Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário