sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Câmara discute soluções para o endividamento dos clubes de futebol

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados realizou nesta terça feira (15) audiência pública para discutir propostas para solucionar o endividamento dos clubes de futebol brasileiros.
O deputado Renan Filho (PMDB-AL) participou da reunião e defendeu que fossem buscadas soluções criativas, que garantissem a quitação das dívidas e, ao mesmo tempo, a manutenção dos times de futebol. “O futebol brasileiro é um dos principais produtos do país, e representa o povo brasileiro, onde quer que seja. Podemos chegar a uma conta que possa reduzir a dívida e ao mesmo tempo dar um retorno à sociedade, como com a formação de novos atletas” defendeu.
De acordo com dados oficiais apresentados pela Receita Federal, a dívida tributária dos clubes chega a R$ 3,5 bilhões, sobretudo com INSS e Receita Federal. Quando incluídos outros passivos trabalhistas, como FGTS, o total sobe para R$ 4,8 bilhões. Porém, os representantes dos clubes afirmam que suas dívidas são ainda maiores e que a dificuldade de pagar é tão grande que alguns clubes podem deixar de funcionar já em 2014.
De acordo com o deputado Renan Filho, essa inexatidão em relação ao montante devido pelos clubes demonstra desorganização. “Isso gera uma situação muito complicada, pois quem não sabe quanto deve, logicamente, também não sabe como irá pagar”.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), presente na reunião, apresentou, em nome das equipes que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro, a sugestão de nova repactuação das dívidas novas e antigas, com pagamento mensal de longo prazo, de acordo com o faturamento dos clubes.
De acordo com a CBF, a certidão negativa de débitos seria uma das condições de participação do clube nos campeonatos oficiais. Em caso de atraso no pagamento da dívida ou dos salários de jogadores e funcionários, a equipe seria punida com a perda de três pontos na competição. A sugestão gerou polêmica entre os parlamentares participantes da reunião.
Direito de Imagem
O deputado Renan Filho aproveitou a oportunidade para criticar a disparidade criada pelas redes de TV ao fecharem contratos para exibir jogos somente com os times de grande porte. “É injusto o que a televisão faz com o futebol brasileiro, negociando com os grandes clubes valores exorbitantes pelo direito de imagem e deixando os pequenos clubes com nada”, afirmou.
Renan Filho defendeu a criação de regra que determinasse o pagamento, aos pequenos clubes das séries A, B e C, de percentual, de 10% a 20%, do que é pago aos grandes times pela exibição de seus jogos. Segundo ele, os lucros gerados pela compra do direito de transmissão dos jogos poderiam ser utilizados para amortizar as dívidas tributárias.

Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário