quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Entenda a importância da auditoria tributária para a sua empresa

Ter problemas com a gestão tributária é comum em muitas empresas no Brasil, embora várias delas não saibam disso. Atualmente, a complexidade da legislação tributária brasileira, que passa por alterações regulares, leva muitos negócios a não pagarem os seus tributos devidamente por desconhecer ou não fazer uma auditoria tributária.
A auditoria tributária é um procedimento preventivo para que a empresa não seja pega de surpresa pela Receita Federal por irregularidades nas obrigações tributárias.
Continue a leitura e entenda por que você deve adotar esse procedimento na sua empresa e quais são as vantagens de usá-lo para auxiliar no planejamento e no funcionamento do seu negócio.

Por que realizar uma auditoria tributária?

Primeiramente, a auditoria tributária consiste na análise completa de todas as obrigações tributárias da empresa em acordo com o que requer a legislação da área de atuação do negócio.
O profissional ou empresa responsável pela auditoria busca encontrar e corrigir desajustes e erros cometidos. Em suma, o seu trabalho será apontar essas falhas e detectar possíveis fraudes. Logo, para que o resultado seja efetivo, é necessário que o profissional tenha liberdade para atuar de forma independente e autônoma.
Se o trabalho for bem conduzido, será relatado como anda a gestão tributária da empresa nas obrigações municipais, estaduais e federais. Geralmente, os principais impostos analisados são Cofins, IRPJ, IPI, IOF e PIS. E, de acordo com os problemas encontrados, as soluções serão propostas para otimizar o planejamento tributário e economizar recursos.
Estabelecendo uma regularidade para as atividades de auditoria tributária, a sua empresa se beneficiará de um planejamento adequado à sua realidade e eficiente quanto às suas obrigações tributárias. Dessa forma, evitam-se problemas com a Receita Federal e se favorece o crescimento da empresa.

Quais são as vantagens de investir em auditoria tributária?

A auditoria tributária preventiva, como demonstrado, atua de forma a organizar e otimizar a gestão das obrigações tributárias dentro de uma empresa. Isso ajuda no planejamento e na economia de recursos.
Contudo, elas não são todas as vantagens de se investir em auditoria tributária. Veja a seguir algumas outras vantagens de adotar esse procedimento:

1. Controle de processos legais

Com uma análise profunda da auditoria, a empresa poderá ter melhor conhecimento do andamento de processos legais e entender como lidar com esses processos para que eles tenham um encaminhamento adequado e não causem mais problemas.

2. Recuperação de impostos

Muitas empresas, por descuido da gestão tributária ou falta de informação, acabam pagando mais impostos do que deviam. No entanto, esses impostos pagos indevidamente podem ser recuperados. Mas, para isso, é preciso que a auditoria identifique e rastreie esse montante para que seja possível reavê-los.

3. Riscos tributários

Com a análise da auditoria, a possibilidade de consulta e um planejamento consistente, você elimina da sua empresa a vulnerabilidade aos riscos tributários, que podem causar transtornos e impedir a continuidade do empreendimento.

4. Controle interno

A auditoria tributária, mais do que uma atividade que visa economizar recursos, deve ser vista como uma ferramenta de controle interno. É responsabilidade do gestor ter consciência e controle das obrigações da empresa, e somente por meio da auditoria responsável ele será realmente capaz de responder pelo sucesso ou fracasso do negócio.
A auditoria tributária é uma das principais formas de organizar o planejamento da sua empresa. Atualmente, muitas formas de auxiliar a gestão de empreendimentos surgem todos os dias.
Se você quer se manter atualizado quanto às principais ferramentas que podem ajudá-lo, assine a newsletter do Studio Fiscal e receba em primeira mão as informações mais importantes!
Fonte: Blog Studio Fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário