quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Subcomissão propõe partilha de ICMS em compras pela internet

A Subcomissão Permanente de Assuntos Federativos (vinculada à Comissão de Finanças e Tributação) decidiu nesta terça-feira propor a secretários da Fazenda de todo o país e à Receita Federal que parte do ICMS gerado por compras feitas pela internet fique no estado do comprador. A ideia será apresentada em audiência pública prevista para o próximo dia 30.
A sugestão de partilha será formalizada em proposta de emenda à constituição a ser apresentada pelo presidente da subcomissão, deputado Assis Carvalho (PT-PI).
Ele cita o exemplo de uma geladeira comprada em Brasília de uma loja que está em São Paulo. “O imposto cobrado, de 17%, está ficando integralmente em São Paulo. Para nós, isso não é justo. O correto é que haja o imposto interestadual. O estado de origem fica com 7%, mas 10% vão para o estado do consumidor”, disse.
Assis Carvalho espera obter apoio para a proposta ate mesmo de estados produtores, como São Paulo.
“São Paulo não perde, por incrível que pareça, porque tem uma situação tão boa que, qualquer que seja a decisão, o estado se beneficia. Quando se fortalece a distribuição das riquezas em todas as regiões do Pais, quem vai continuar vendendo mais é São Paulo, que esá aumentando o poder de compra dos estados, e São Paulo continua sendo o maior vendedor”.
Segundo Assis Carvalho, outros recursos que podem ser partilhados entre estados e municípios também estão na mira da subcomissão. Ele afirma que muitos desses recursos acabam acumulados pela União ou sendo distribuídos com atraso.
Fonte: Agência da Câmara dos Deputados e Blog Studio Fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário