terça-feira, 27 de setembro de 2016

Como utilizar créditos tributários do Simples Nacional?

A Microempresa (ME) ou a Empresa de Pequeno Porte (EPP), no caso de recolhimento indevido ou em valor maior que o devido, por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), poderá requerer restituição.

A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada sua competência tributária.

O processo de restituição deverá observar as normas estabelecidas na legislação de cada ente federativo.

COMPENSAÇÃO

O crédito a ser restituído poderá, a critério do ente federativo, ser objeto de compensação com débitos com a Fazenda Pública, desde que relativos tão somente a valores e tributos não abrangidos pelo Simples Nacional, de acordo com a legislação de cada ente.

O artigo 119 da Resolução CGSN 94/2011 prevê a possibilidade de compensação tributária, que será efetuada por aplicativo disponibilizado no Portal do Simples Nacional na internet.

Exemplo:
A empresa Exemplo Ltda., realiza comercialização de mercadorias, porém informou a maior sua receita bruta no PGDAS, gerando recolhimento a maior de ICMS e Contribuição Patronal Previdenciária – CPP.

Em decorrência, deverá solicitar restituição de ICMS junto a Secretaria da Fazenda do respectivo Estado e de CPP junto à Receita Federal do Brasil, observando as normas estabelecidas na legislação de cada ente.
Fonte: Destaques Empresariais

------
Em caso de dúvidas sobre conhecer todos os benefícios fiscais e como proteger o patrimônio da sua empresa através de um amplo planejamento tributário e societário, contate o escritório Rocha Lacerda & Spillari Costa Sociedade de Advogados
Nossos profissionais estão preparados para transmitir orientações de acordo com a mais moderna jurisprudência e a legislação aplicável.

Entre em contato: (51) 3286-8101
Atenciosamente,
Equipe Rocha Lacerda & Spillari Costa Advocacia e Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário