sexta-feira, 18 de março de 2011

Como pagar menos impostos? - matéria publicada na Exame

Sonho de muitos empreendedores, redução da carga tributária é possível
Como pagar menos impostos?
Respondido por Alexandre Galhardo, especialista em tributos
São Paulo - Para poder determinar uma menor carga tributária nas pequenas e médias empresas é indispensável que o profissional responsável por esta atividade tenha um bom conhecimento da legislação fiscal no que diz respeito aos seguintes tributos: ISS, ICMS, IPI, PIS, COFINS, INSS, IRPJ e CSLL.
Já que esses impostos são os que mais oneram as empresas brasileiras, independente da atividade econômica.
Lembre-se que toda mudança tributária precisa ter um embasamento legal, caso contrário, as conseqüências podem ser catastróficas. Os órgãos fiscalizadores impõem altas sanções e o que não é pago corretamente fica ainda mais caro.
A primeira ação é analisar o balancete contábil da empresa. Esta atividade preliminar visa entender onde estão alocadas as principais despesas e onde se concentra o faturamento.
Em seguida, investigue quais os possíveis créditos fiscais que uma determinada operação tem direito e como isso é feito na empresa. Como a legislação fiscal é complexa, as empresas deixam de se apropriar dos créditos porque não sabem como fazer.
Geralmente, as indústrias são as que pagam mais impostos do que deveria por desconhecer as possibilidades de créditos fiscais relacionados aos bens de produção. Outra dica é a correta classificação dos produtos comercializados e/ou fabricados, pois isso poderá ter interferência direta no ICMS e no IPI. No ICMS principalmente na questão relacionado à Substituição Tributária.
Fonte: Revista Exame online
-----
Em caso de dúvidas sobre como reduzir a carga tributária da sua empresa e o aproveitamento de créditos, contate  a Studio Fiscal. Nossas equipes estão preparadas para orientar a sua empresa dentro das normas e Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil
Entre em contato e descubra como transformamos conhecimento em valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário