quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Centro de Estudos da OAB/RS faz lançamento da Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia


O evento acontece na próxima segunda-feira (28), às 19h30min, no Auditório D do Campus do UniRitter Porto Alegre (Rua Orfanotrófio, 555 – Cristal). Por meio do Programa Permanente de Valorização da Advocacia – Provalor, será realizada uma ampla pesquisa com os advogados de todo o Estado, entre os dias 1º e 15 de dezembro, por meio do site da entidade.

A Ordem gaúcha, por meio do Centro de Estudos da OAB/RS (CEOAB), em parceria com as Faculdades de Direito da Esade e do UniRitter Porto Alegre, que formam a Rede Laureate de Ensino Superior, promovem o lançamento da Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia. O evento acontece, na próxima segunda-feira (28), às 19h30min, no Auditório D do Campus do UniRitter Porto Alegre (Rua Orfanotrófio, 555 – Cristal).

A iniciativa faz parte da primeira etapa do Provalor – Programa Permanente de Valorização da Advocacia, desenvolvida pelo CEOAB, e conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP).

A partir de convênio com instituições de ensino superior, será realizada uma ampla pesquisa com os advogados de todo o Estado, entre os dias 1º e 15 de dezembro, por meio do site do CEOAB. O objetivo é mapear as principais dificuldades enfrentadas no exercício profissional, tanto no campo processual quanto na afronta às prerrogativas.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, que participará do ato de lançamento, destaca a iniciativa pioneira do Provalor em traçar um panorama completo sobre as dificuldades enfrentadas pelos advogados no cotidiano da profissão, buscando diagnosticar cada problema em todas as 106 subseções da OAB/RS. "É um projeto que já nasce vencedor, pois é multiplicador de ações em benefício dos advogados pelo País afora, servindo de exemplo para outras seccionais", afirma.

Segundo Jader Marques, o sucesso do Provalor dependerá, essencialmente, da participação dos advogados militantes de todo o RS. "Por isso, é fundamental a mobilização da diretoria das subseções para incentivar seus colegas a responderem a pesquisa no site da OAB/RS. O objetivo deste estudo é buscar meios que resultem na valorização da advocacia", explica o diretor-geral do CEOAB.

O diretor do Provalor, Ezequiel Vetoretti, ressalta que a aferição visa promover um amplo diagnóstico dos problemas da classe, especialmente os relacionados às prerrogativas e à desvalorização do exercício da advocacia. "Os estudos permitirão o estabelecimento de estratégias de valorização dos profissionais, buscando anteceder as dificuldades com o tratamento adequado contra eventuais desrespeitos", justifica. No entanto, salienta que é vital atingir o máximo de advogados do Estado para que respondam a pesquisa, a fim de dar maior efetividade aos dados.

O convênio com a Esade e o UniRitter possibilitará aos alunos bolsistas, sob supervisão dos professores de Direito, o estudo das aferições sobre as questões que vem dificultando o exercício da advocacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário