quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Atividade da indústria reage com incentivos tributários

O cenário do setor industrial ainda é bem mais fraco do que o do ano passado, mas os dados da pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam reação das fabricantes, nos últimos meses. Segundo o levantamento, houve expansão de 2,7% na atividade em agosto frente a julho no Estado de São Paulo, depois da estabilidade em julho (-0,6%). 
O crescimento está em linha com o que ocorre em todo o País, onde houve expansão de 1,5% no oitavo mês do ano. No Brasil, foi a terceira taxa positiva consecutiva. 
Entre os ramos da indústria que ajudaram a puxar para cima a atividade, destaca-se a produção de veículos automotores, aponta o analista do IBGE Rodrigo Lobo. A cadeia automotiva foi beneficiada pelo incentivo de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros - os de motor 1.0 tiveram a alíquota zerada -, que começou a vigorar no dia 22 de maio. 
Na avaliação de Lobo, a recuperação reflete, entre outros fatores, as medidas do governo federal - como a do incentivo tributário a veículos e também linha branca, móveis e construção civil. 
ANUAL - No entanto, na comparação de agosto com mesmo mês de 2011, ainda há retração de 4,6% na média do setor industrial paulista. A variação está menos negativa - em julho ante igual período do ano passado, a queda era de 5,6%.
Dessa forma, os dados mostram que a situação das fabricantes ainda está longe de ser tranquila. "Parou de piorar", diz o diretor da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema, Donizete Duarte da Silva, que faz críticas à política do governo de incentivo ao consumo. 
Para ele, a redução de tributos para fazer a população ampliar suas compras é especialmente atrativa para os produtores estrangeiros, que têm vantagens competitivas (custos menores de insumos e de infraestrutura, por exemplo) em relação à indústria nacional. "Temos um problema de competitividade muito grande, isso atrapalha", observa.
Ele espera que iniciativas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, como a redução da conta de energia, se concretizem, para que as empresas brasileiras enfrentem em melhores condições a disputa com as companhias do Exterior. 
Leone Farias
Fonte: Diário do Grande ABC SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário