quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Empresas americanas pagam mais aos executivos do que à receita


Segundo o levantamento, empresas também gastam mais com lobby e campanhas eleitorais do que com impostos
Washington - Os executivos de 25 das mais importantes empresas dos Estados Unidos receberam salários maiores do que suas sociedades pagaram de impostos em 2010, indica um estudo publicado nesta quarta-feira pelo centro de reflexão Institute for Policy Studies.
O instituto, cuja ala política tende para a esquerda, revela, além disso, que a maioria dessas empresas investiu mais dinheiro fazendo lobby ou financiando campanha políticas do que pagando impostos.
Segundo o levantamento, o salário anual médio dos dirigentes dessas empresas, entre as quais figuram a Boeing e a eBay, foram de 16,7 milhões no ano passado.
"Estes executivos obtêm remunerações extraordinariamente generosas graças à evasão de impostos de suas empresas", asseguram os autores do etudo.
Em 2010, a General Electric recebeu de volta um cheque de 3,3 bilhões de dólares por parte da receita, apesar de declarar um lucro antes dos impostos de 5,1 bilhões de dólares. O executivo da empresa, Jeff Immelt, recebeu um salário de 15,2 milhões de dólares.
"Se a evasão de impostos fosse um esporte olímpico, a General Electric conquistaria a medalha de ouro", afirma o texto.
Fonte: Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário