terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Saiba o que fazer para pagar menos impostos legalmente

Se você se chateia com a necessidade de lidar com uma pesada carga tributária, não se preocupe — você não é o único. Diante da dificuldade de regularizar os negócios junto ao fisco ou simplesmente manter a empresa bem posicionada no mercado, pagar menos impostos é uma alternativa absolutamente atraente.
Todavia, por mais desagradável que seja, arcar com os custos tributários é inevitável. Algumas pessoas, infelizmente, por desespero ou má-fé, consideram a sonegação de impostos como tentativa válida.
Além de ser uma violação legal, e também ética, a sonegação não deve sequer ser considerada uma opção. Afinal, há meios legais de reduzir os tributos pagos pela sua organização. Como fazer isso é o que apresentamos ao longo deste artigo.

Desconsidere a sonegação como alternativa

O Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo. Por aqui, os impostos tragam parte considerável de tudo aquilo que as empresas produzem. Desse modo, os recursos que poderiam representar mais lucros e investimentos estão comprometidos com o contingente das tributações que, para piorar, não são revertidas em serviços de qualidade para o conjunto da população.
Ante tal realidade, muitos empreendedores desejam encontrar soluções para se livrar de tão oneroso fardo. Nessa busca, por vezes ficam tentados a seguirem “caminhos alternativos” e aparentemente mais fáceis, recorrendo, então, à sonegação de impostos.
Contudo, além de ser um crime grave, considerar que a sonegação é a solução para os problemas fiscais da empresa não passa de uma triste ilusão: a manutenção de uma boa imagem é fundamental para o sucesso corporativo, porque ninguém se sentirá bem em fazer negócios com uma organização inidônea.
Ademais, o fisco emprega, atualmente, tecnologias avançadas para controlar o fluxo arrecadatório, de forma que é praticamente impossível que o cometimento de ilegalidades fique livre de pesadas e severas sanções.
É perfeitamente possível encontrar soluções dentro da lei para pagar menos impostos e, assim, otimizar esse importante aspecto da sua organização.

Enquadre a sua empresa corretamente

Inúmeras empresas despendem, de modo excessivo e desordenado, consideráveis somas no pagamento de impostos. Em outras palavras, elas pagam mais do que devem à Receita Federal. Qual o motivo? Essas organizações não selecionaram o regime tributário adequado e, assim, pagam altos valores indevidamente.
Para que isso não aconteça com você, o ideal é contar com a ajuda de especialistas na área: esses profissionais são capazes de auxiliar a sua empresa a selecionar e incorporar o regime tributário que mais se adéque à realidade do seu negócio.

Faça uma análise dos benefícios fiscais

Essa análise visa compreender as vantagens que cada regime tributário oferece, verificando, além da viabilidade, os benefícios fiscais que estão previstos para as operações efetuadas.

Verifique as alíquotas

Durante a prospecção de preços, verifique se os produtos adquiridos têm valores que passam do volume de 40% daquilo que você importa.

Reduza o pró-labore

Reduzir o pró-labore pode implicar a diminuição de impostos pagos pela sua empresa. Como alternativa, é possível implementar uma distribuição de lucros isentos, o que por si só já acarreta excelente economia.

Estude fazer uma divisão da empresa

Uma solução mais complexa e inteligente é remodelar a estrutura empresarial, dividindo o objeto da empresa em uma série de outras firmas encarregadas de determinada etapa e, assim, aplicar regimes tributários mais vantajosos para cada uma delas.

Encontre outras alternativas e opções

É possível encontrar outras opções de tributação, que se encaixem igualmente nas atividades, com o intuito de garantir uma carga de tributos mais leve e precisa. Nesse ponto, mais uma vez, recorrer a uma consultoria especializada é altamente recomendável.
Como vimos, há muitas formas legais e viáveis para pagar menos impostos. A sua empresa, a partir de uma aprofundada análise contábil, certamente encontrará melhores soluções para desonerar as finanças de uma carga tributária pesada.
Quer saber mais como reduzir os impostos? Envie um email para a nossa equipe tirando suas dúvidas clicando aqui. 
Fonte: Blog Studio Fiscal

Nenhum comentário:

Postar um comentário