quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Maior parte dos administradores defende aviso prévio de 30 dias

A maior parte dos administradores de São Paulo defende a manutenção de 30 dias de aviso prévio. Um levantamento realizado no início deste mês com 1.242 profissionais do setor pelo CRA-SP (Conselho Regional de Administração) mostra que, para 40,4% deles, o tempo é adequado.
O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu, recentemente, que vai fixar regras para que o aviso prévio seja proporcional ao tempo de serviço prestado pelo profissional. Assim, pessoas demitidas sem justa causa e com mais tempo de empresa receberão valores maiores. O tema ainda não foi regulamentado pelo Congresso.
Hoje, os trabalhadores recebem um mês de aviso prévio independentemente dos anos trabalhados na organização.
Para Walter Sigollo, presidente da CRA-SP, a preferência dos administradores em manter os 30 dias de aviso prévio ocorre pela preocupação com os encargos trabalhistas que podem incidir sobre a folha de pagamento. "Isso encarece a contratação de mão de obra e diminui a competitividade das empresas brasileiras no mercado externo", analisa.
Em contraposição, para 21,1% dos profissionais que participaram do levantamento, o ideal é que sejam acrescidos mais cinco dias por ano trabalhado. Já os demais (38,5%), são adeptos ao aumento de um a três dias por ano ativo na empresa. 
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário