quarta-feira, 20 de abril de 2011

Empresas sofrem para seguir alterações em leis tributárias, conclui pesquisa da FiscoSoft

A avalanche diária de alterações na legislação fiscal promovidas pela União, estados e municípios é o maior desafio das empresas brasileiras para se manterem atualizadas na área tributária.
Esse é o principal obstáculo para 43,4% das 441 empresas que responderam questionários da pesquisa “Impacto das Mudanças na Legislação Tributária na Rotina Fiscal das Empresas”, realizada pela FiscoSoft, especializada em informações legislativas, interpretar a legislação tributária aparece em terceiro lugar, para 22,7% das empresas.
Para 59,2% das pesquisadas, o tributo com maior impacto nesse difícil processo de atualização é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), seguido pelo PIS e Cofins (33,8%) e o Imposto sobre Serviços (ISS), com 6,8%. A liderança do ICMS não é para menos: um dos que mais pesa para as empresas, o tributo necessita de acompanhamento de normas, portarias e atos de estados e, quanto mais envolvidos nas operações da empresa, maior será o impacto na tarefa de atualização.
Grande parte das empresas (42,2%) precisa acompanhar a legislação de dois a sete estados. Mais de 22% segue apenas as mudanças de um estado. No entanto, 21,9% necessita estar a par das normas de todos as 27 unidades da federação. “Muitas companhias vendem para todo o País e devem seguir a todo momento protocolos de substituição tributária e outras normas. Manter-se atual é um desafio enorme”, afirma Fabio Rodrigues, diretor de Projetos Especiais da FiscoSoft e coordenador do estudo.
Mesmo com o cuidado das empresas – que, segundo a pesquisa, gastam em média 11 a 30 horas por mês para manter sistemas atualizados às regras tributária, alíquotas, benefícios fiscais -, ocorrem falhas para mais da metade das empresas (50,4%). A pesquisa aponta a adaptação de alíquotas em relação aos benefícios fiscais, falhas na parametrização nos sistemas das empresas, aplicação de classificações fiscais incorretas e aplicação indevida da substituição tributária como exemplos dos erros.
A consequência mais evidente é o pagamento de tributos a mais do que deveria ser feito.
“Mesmo com o grande esforço empregado, seja no número de profissionais, no emprego de recursos tecnológicos ou mesmo em assessorias externas, as empresas ainda ficam sujeitas ao recolhimento a maior de tributos”, diz a pesquisa. Na mostra, 47,4% das empresas já pagaram impostos a mais.
Os motivos, segundo a pesquisa, seriam erros na determinação da base de cálculo, não aproveitamento de créditos e não aproveitamento de tributos retidos.
A substituição tributária também foi apontada como um dos grandes vilões.
Segundo Rodrigues, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) fez com os erros ficassem mais expostos.
As constantes mudanças, sejam promovidas pelo fisco federal, estaduais e municiais ou por órgãos como Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), também já levaram ao pagamento de multas para 42,1%.
Elas decorrem de problemas como atraso na entrega de declarações, recolhimento a menor de tributos, aplicação indevida de incentivos fiscais e aproveitamento incorreto de créditos tributários.
Os erros fazem com que mais de 60% das empresas acreditem que seu sistema não esta completamente atualizado e com todas as regras tributárias e alíquotas corretas.
Para Fabio Rodrigues, nesse cenário as empresas precisam investir em mecanismos para ficar atualizada, especialmente em face da complexidade da legislação. Ele explica ainda que há muito tempo vem se discutindo uma reforma tributária, que é necessária, mas será difícil de ocorrer. “As empresas devem se preparar e investir para ficar menos expostas”, aconselha Rodrigues.
Fonte: DCI e blog Studio Fiscal
-----
Em caso de dúvidas sobre como reduzir a carga tributária da sua empresa e o aproveitamento de créditos, contate  a Studio Fiscal. Nossas equipes estão preparadas para orientar a sua empresa dentro das normas e Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil, bem como das legislações dos estados e municípios.
Entre em contato e descubra como transformamos conhecimento em valor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário