sexta-feira, 24 de junho de 2011

Perspectiva de crédito à pessoa jurídica cai, segundo Febraban

SÃO PAULO - A expectativa do crescimento do crédito com recursos livres à pessoa jurídica para 2011 recuou para 15,5% segundo analistas ouvidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O novo patamar é de 0,3 ponto percentual menor que o indicado pela pesquisa realizada com 31 entrevistados no mês passado. Para o economista-chefe da entidade, Rubens Sardenberg, esta queda foi inesperada, embora ele considere a variação pequena. Sardenberg acredita que houve pouca mudança no cenário de expectativa de crédito em geral.
A percepção dos entrevistados pela Febraban do crescimento de carteira total para este ano caiu 0,2 ponto percentual em relação à pesquisa de maio, para 16,5%. Para 2012, a previsão de expansão de 15,9% se manteve.
Sardenberg acredita que a expectativa do mercado é de um crescimento mais estabilizado nos próximos meses, pois, o mercado "já encontrou um patamar" após as medidas de restrição ao crédito do governo.
No crédito à pessoa física, os entrevistados revisaram para baixo a previsão de crescimento em 2011 em 0,3 ponto percentual, para 17%, e 0,1 ponto percentual para 2012, estimado em 16,5%.
A estimativa da expansão do crédito neste ano destinado à compra de veículos teve queda de 0,4 ponto percentual, chegando a 15%. Para o ano que vem, a alta de 14,6% foi mantida.
Em relação à taxa Selic, Sardenberg afirma que há um "consenso forte" que o governo fará mais um aumento para, em seguida, analisar o cenário antes de decidir o próximo passo.
Essa opinião foi apontada por 81% dos entrevistados pela Febraban. Enquanto previsão da meta para 2011 permaneceu inalterada, em 12,5%, a estimativa para 2012 subiu 0,25 ponto percentual, para 12,25%.
(Felipe Machado | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário