quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Governo vai desonerar folha de pagamento para exportador

A nova política industrial, que será lançada neste semestre, deverá trazer a desoneração da folha de pagamentos e de outros impostos para os exportadores.
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Alessandro Teixeira, disse nesta terça-feira que a segunda PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) pode trazer medidas de “racionalização tributária”, entre as quais ele citou a desoneração do INSS que incide sobre a folha de pagamentos e desoneração das exportações.
Teixeira não entrou em detalhes sobre como o governo poderá reduzir impostos somente para os exportadores. Essa medida é questionável na OMC (Organização Mundial do Comércio) uma vez que redução de tributos para setores específicos é considerado subsídio pelas regras de comércio internacional.
Teixeira acrescentou, ainda, que o aumento das exportações será uma das prioridades da nova política industrial. Ele explicou que o governo prepara as medidas levando em consideração que não irá mexer na taxa de câmbio e que a economia internacional ainda não se recuperou.
“Não se pode simplificar e dizer que o problema de competitividade é o Câmbio”, sentenciou Teixeira, acrescentando que o país tem que aprender a conviver com o real como uma moeda forte.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário